top of page

Open Geospatial Consortium
A OGC é uma associação, constituída por entidades públicas e privadas de âmbito governamental, académico e empresarial, que tem como objectivo estabelecer regras e padrões de normalização para divulgação e acesso a dados geográficos.

O consenso, entre as entidades participantes, no modo de comunicação entre as plataformas tecnológicas de acesso e publicação de informação na Internet, simultaneamente, com a concordata documentação produzida, permite aos produtores aplicacionais assegurar a interoperabilidade dos dados, através do processamento de serviços, gerar informação de maior conteúdo e complexidade.

LIGAÇÕES

Infrastructure for Spatial Information in the

European Community
A INSPIRE é uma iniciativa Europeia, criada em 2001, que visa promover a disponibilização de informação de natureza espacial dos Estados-Membros, auxiliando na formulação, implementação, monitorização e avaliação das políticas da União Europeia.

Para assegurar a qualidade da informação disponibilizada e a harmonização no contexto Europeu foi necessário estabelecer um enquadramento legal (Directiva Comunitária) para os Estados-Membros. Os Cidadãos Europeus podem aceder aos dados geográficos através da visualização, pesquisas ou serviços.

Open Source Geospatial Foundation| OSGeo
A OSGeo é uma organização sem fins lucrativos cuja missão é fomentar e apoiar o desenvolvimento de programas em código aberto para produção e gestão de informação geográfica, a utilização é gratuita, sob licença aprovada pela “Open Source Initiative” (OSI), de modo a contribuir para difusão generalizada dessas aplicações à comunidade.

A fundação, como uma entidade jurídica independente, promove aos respectivos membros o suporte legal e financeiro para assegurar a colaboração na produção de código, e outros recursos, com a garantia da manutenção da utilização para benefício público dos conteúdos produzidos.

 

Instituto Geográfico Português
O Instituto Geográfico Português (IGP), integrado no Ministério da Agricultura, do Mar, do Ambiente e do Ordenamento do Território, é o organismo responsável pela execução da política de informação geográfica. A sua criação ocorreu em 2002, suportada por uma decisão de modernização administrativa e consolidação das finanças públicas expressa na Resolução do Conselho de Ministros n.º 110/2001, de 10 de agosto.

O IGP sucedeu em todos os direitos, obrigações e atribuições aos extintos Centro Nacional de Informação Geográfica (CNIG) e Instituto Português da Cartografia e Cadastro (IPCC), tendo-lhe sido expressamente reconhecido o estatuto de Autoridade Nacional de Geodesia, Cartografia e Cadastro.

Instituto Geográfico do Exército
O Instituto Geográfico do Exército (IGeoE) sucedeu, a partir de 1 de Julho de 1993, ao Serviço Cartográfico do Exército (SCE) - com base no despacho 72/MDN/93, de 30 de Junho - tornando-se, assim, o herdeiro natural do espólio e das tradições cartográficas militares portuguesas. O IGeoE passou, portanto, a ser o órgão responsável pela cartografia do Exército com dependência hierárquica e funcional atribuída ao Comando da Logística .

O IGeoE passou, portanto, a ser o órgão responsável pela informação geográfica do Exército, com dependência hierárquica e funcional atribuída ao Comando da Logística. A produção de informação geográfica no Exército, independentemente de se tratar do SCE ou do IGeoE, confunde-se com aquela que pode ser considerada como o seu ex-libris – a Carta Militar de Portugal na escala 1:25 000. No entanto, basta-nos um rápido relance pelas últimas décadas de produção cartográfica, para constatar que as actividades foram e são bem mais abrangentes e diversificadas do que aquela conotação pode deixar antever.

bottom of page